segunda-feira, 2 de março de 2015

2. O que é bifobia?

 Para entender um bissexual, você não precisaria necessariamente ser um, mas ter noção do que significa a bifobia....segue um texto do Wikipédia:

Bifobia é um termo usado para descrever o medo de, aversão à, ou discriminação contra bissexualidade ou pessoa LGBT que é bissexual ou percebe ser bissexual. Também pode significar o ódio, a hostilidade, desaprovação de, ou preconceito contra a pessoa LGBT, comportamento sexual, ou culturas. Bifóbico é a forma adjetiva deste termo usado para descrever as qualidades dessas características enquanto o menos comum biofóbo é a forma de substantivo dada como um título para indivíduos com características "bifóbicas". Não precisa incluir ou excluir a homofobia, heterofobia, ou lesbofobia, porque há estereótipos que são específicos à bissexuais.


Estereótipos bissexuais

Os estereótipos bissexuais incluem, mas não são limitados à: promiscuidade, poligamia, viver trocando de parceiros, ou ser "confuso" ou "ganancioso" ou "pervertido" Em alguns casos, os bissexuais são acusados de trazer doenças sexualmente transmissíveis à comunidade heterossexual ou na comunidade LGBT. Um estereótipo relacionado é aquele no qual se supõe que uma pessoa bissexual está disposta a fazer o sexo com qualquer um. Este estereótipo leva à atenção não desejada de uma natureza sexual dirigida às mulheres bissexuais, muitas vezes estereotipando homens bissexuais com andarem com riscos de AIDS.



 Muitas vezes, contudo, os indivíduos heterossexuais acrescentarão mais estereótipos baseados na homofobia. Os Homofóbicos muitas vezes pensam que os bissexuais são um gênero não conformado. A pessoa homossexual verá às vezes os bissexuais como mantenedor de privilégio e colaborador contra os homofóbicos simultaneamente ajudando-se de oportunidades em comunidades LBGT. Alguns consideram a crença que a pessoa é heterosexual ou o homossexual, e assim que bissexualidade não existe realmente, para alguém ser bifóbico.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bifobia



Bem, resumidamente bifobia significa também a não aceitação da existência da bissexualidade de forma que seja vista como uma orientação sexual regular. As pessoas bifóbicas sempre arrumam justificativas para desbancar a sua existência, tais como dizer que "ou você gosta de mulher ou de homem", que "isso é uma fase de transição", "você precisa escolher o que gosta mais/saber o  que quer  'de verdade' ", o que aí sim gera uma confusão na cabecinha do verdadeiro bissexual, levando-o à bifobia internalizada, fazendo com que não se aceite como tal.
    Contra a bifobia, o único remédio é: aos que não são bissexuais, mas convivem ou se relacionam  com quem é, buscar informação para não se equivocar quanto ao que é bissexualidade; pra quem é bissexual,  aconselho buscar empoderamento e procurar apoios em grupos de outros bissexuais, de forma  que  vocês se sintam  acolhidos, o que facilitará muito na sua auto-aceitação. Afinal,  ter a liberdade de ser você mesmo é fundamental para ser feliz.

Segue aqui um video da Bianka Carbonieri, lésbica e redatora do Sapatômica, onde ela explica sob seu ponto de vista,  a relação entre bissexualidade e bifobia, baseado em um pedido de retratação do coletivo Bi-sides em repúdio a um video de uma das representantes do vlog de mesmo nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário