sexta-feira, 25 de setembro de 2015

18. Como se prevenir no sexo










O tópico de hoje é muito simples, pelo menos deveria ser, para salvar muitas vidas.  Sabemos que mesmo com parceiros/as fixas, devemos atentar para riscos de infecções e contaminações por DST, caso haja alguma relação extra conjugal de não conhecimento do outro.  Conversar  sobre as práticas sexuais e tipos de relacionamentos fora da monogamia é importante, mas se prevenir é ainda mais, pois trata-se de um ato de amor ao próximo e a si mesmo. 

Comecemos com dicas simples, algumas medidas todos já conhecem na teoria, mas na prática esquecem ou evitam fazê-las com medo de "cortar o  clima" ou "melar a confiança" no parceiro/a. 



1. Higiene - estar sempre com as mãos limpas, unhas cortadas. Ao lavar as mãos, use água e sabão, ou se estiver na rua, faça a higienização com álcool gel, existe à venda em farmácias ou  espalhadas em  alguns laboratórios, consultórios e outros estabelecimentos. 


2. Usar sempre camisinha - em qualquer  tipo de relação, inclusive naquelas  que incluem brinquedos sexuais compartilhados com parceiros/as diferentes e com profissionais do sexo. Há formas diferentes de ser usadas em relações de homens e mulheres.  NUNCA use as duas camisinhas masculina e feminina juntas, pois o  atrito pode rasgá-las.  Lembre-se de trocar a cada prática e descartá-las corretamente.  Leia  e siga sempre as instruções  de uso e fique sempre atento para as datas de validade. Se tiver passado do prazo, não a utilize.  Em CTA's (Centros de Tratamento e Aconselhamento) e alguns espaços de  ONG's  cedidos pela prefeitura você pode encontrar preservativos gratuitamente.




3. Informe-se  - pesquise sites de prevenção, vá a palestras sobre o  assunto, participe de ONG's LGBT's. Segue abaixo uma parte da cartilha sobre DST e aids/HIV e suas formas de contaminação e não-contaminação:  



 http://www.crfsp.org.br/crfsp.org.br/images/stories/campanhas/dst-verso.jpg


Abaixo estão as escalas do menor ao maior risco de contaminação
  




Sobre a medida preventiva em caso de risco....
 


No momento só há vacinas preventivas para o  HPV e hepatite B,sendo a primeira paga em clinicas e laboratórios   (pagas nas 3 doses) e a segunda pode ser adquirida gratuitamente em postos/unidades básicas  de saúde (UBS). Não há restrição de faixa etária ou gênero, embora  a campanha principal no caso do HPV seja direcionada a jovens, principalmente meninas entre 9 e 26 anos de idade.  

Segue abaixo um link do Parada Lésbica (PL) meio antigo, mas bem útil sobre as precauções no sexo lésbico. 





Bom, espero ter ajudado, espero que tenham um bom sexo e prazer pelo ato e pela prevenção ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário