sexta-feira, 25 de setembro de 2015

17. Os níveis de bissexualidade


 
 



Todos nós  gostamos de diversas coisas, umas mais outras menos, em níveis  diferentes, mas no fim sempre arranjamos um jeito de apreciar de tudo um pouco, não é mesmo?! Pois é, da mesma forma existem os níveis  de bissexualidade!  Eles se apresentam em degradês (como graus)  em uma determinada escala, como esta de Alfred Kinsey:







Há pessoas que são heterossexuais, bi com identidade heteroafetiva, bissexuais, bissexuais com identidade homoafetiva/homoerótica ou apenas homossexuais. Os bi-românticos são capazes de se apaixonar por ambos os gêneros, mas não têm muita predisposição sexual com tais parceiros de determinado gênero. Quando se refere ao sexual, é a predisposição para relações sexuais. Ficou muito confuso? Vamos ver se consigo trocar em miúdos pra você!



Bi hetero-afetivo/erótico - tem atração pelos dois sexos,  mas prefere relações amorosas/afetivas ou sexuais  com o sexo oposto, as quais costumam ser seus pares predominantes. Os homens g0ys poderiam ser classificados nesse degradê? Sim, poderiam. Mas explicarei melhor o  aque seriam "g0ys" em um outro tópico.  Além do mais esse grupo  pode incluir aquelas meninas que só beijam outras meninas em baladas ou ocasionalmente, mas suas relações costumam ser mais com homens, pois nunca houve algum sentimento mais concreto por mulheres.


Bissexual - é aquele/a que consegue estar nos 50% para cada lado, ou seja,  não vê muita distinção entre homem e mulher. Conseguem e querem se  relacionar tanto afetiva como sexualmente com ambos, sem grandes restrições. 



Bi homo-afetivo/homoerótico - é bissexual, porém  se identifica mais com o  universo e as relações físico-afetivas com alguém do mesmo sexo.  Seriam mulheres que até se apaixonam por homens, mas não querem sexo com eles ou o  contrário, até gostam de fazer sexo, mas não se apaixonam, ou se apaixonam opr um único homem e o  interesse pelas mulheres prevalece. Nesse barco poderíamos incluir  também  aqueles carinhas que  até curtem uns beijinhos e até uns rolos ou amassos com gurias e podem até gostar de uma mulher específica, mas preferem namoros mais sérios e somente/ou se apaixonam mais por homens.  Seria um tipo de preferência nesses casos.



Como veem, esses sentimentos, atrações podem variar ao longo da vida ou serem permanentes. As pessoas precisam entender que sexualidade é algo complexo e flui, nem sempre é algo definitivo e constante, mas a bissexualidade está aí pra provar  que não precisa existir extremos, e há momentos na via que queremos mais um do que o  outro,  podemos sentir a necessidade de provar/ter os dois ao mesmo tempo, ou mesmo querer manter uma vida mais hétero ou  mais homoafetiva. Tudo depende das nossas necessidades físicas e emocionais, e para alguns  há  um gênero que  pode supri-las mais do que o outro.

49 comentários:

  1. Muito bom, me deixou mais entendido sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Em qual categoria você se encaixa? Ou é apenas um simpatizante pelos bissexuais?

      Excluir
  2. Oi! Muito bacana. Como já dizia Freud, nossa sexualidade é como um rio, pode desaguar para diversos lados. Existe muita diversidade e é tudo muito natural, nossa sociedade que complica as coisas. Pertenço à 5ª categoria. ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito mais do que bem, me achei na sociedade agora!!! único site que realmente me deu informações. Estou muitíssimo grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço seu contato e sua contribuição, Cibele! Beijos volte sempre!

      Excluir
  4. Finalmente descobri qual deles eu sou e o que eu sou afinal

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito.
    Minha orientação sexual sempre foi um tabu para mim, e sempre me deixou extremamente confusa, afinal o conceito de heteronormatividade sempre foi fixado pelos meus pais. Perdi meu bv com uma menina, e gostava dela, mas pensava que aquilo era errado e sempre escondi, comecei a ficar com homens aos 15 anos, e não era nenhum sacrifício, logo me caracterizei hetero, mas o desejo era mais forte, eu sabia que eu gostava era de garotas, e um dia eu resolvi não me contrariar. Foi a melhor coisa que fiz, mas depois disso, eu não sinto mais atração por homens, e nem me imagino mais com um. Sigo, bissexual homoafetiva 🌈

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo seu comentário, indique mais pessoas que possam seguir o blog e possam se sentir tão confortáveis com sua sexualidade quanto vc se sente agora. Abraços. Se quiser entrar em contato, me mande um email: danyshade@uol.com.br ou danylively@gmail.com

      Excluir
  6. Eu me interesso/apaixono por mulheres, mas sexualmente prefiro homens,apesar de sentir atração física por mulheres tbm. Onde eu me encaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kevin, talvez sua orientação bi seja cruzada, tipo, vc se encaixa no plano heteroafetivo(devido à atração romântica por mulheres) e homossexual (por se encaixar mais em relações erótico/sexuais om homens), mas não deixa de ser bi, pois há atração em níveis diferentes por AMBOS os gêneros. Obrigada por participar do blog, continue por aqui, beijos.

      Excluir
  7. me descobri bissexual há pouco tempo e não conhecia esse lance de bi hetero afetivo/erótico, e também não me identifico com ele ainda, acredito que possa ser o meu caso pois apesar de já ter ficado com alguns caras, nunca tive uma relação sexual com outro rapaz(as vezes fantasio mas me falta esse desejo, e a coragem de transar com um cara). Adorei a sua matéria Dany, parabéns pelo blog e ganhou mais 2 fãs, compartilhei o texto com outra pessoa!! vamos ver o que ela acha!! *-*
    Beijinhos, continue fazendo esse conteúdo de qualidade e super informativooo

    ResponderExcluir
  8. Olá Jack! Grata pelo carinho e desculpa a demora em responder, é que como são poucos que comentam, as vezes deixo passar, mas quando vejo comentários, SEMPRE os respondo *_*!

    Bem, o que posso dizer é deixe o tempo te mostrar se realmente existirá esse desejo de consumar uma relação com um homem, as vezes começa mesmo pelas fantasias, o que não damos tanta importância por não termos concretizado. Mas isso é algo que exige paciêwcia e autoconhecimento, o que leva tempo. Tenha seu tempo com calma e vc irá descobrir o que te agrada, beijos e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  9. Desde quando eu tinha uns 13/14 anos eu sabia que tinha atrações por mulheres e homens. Ao passar da minha vida, hoje com 27 anos, eu tive muitas relações "sérias" (diante da sociedade) com homens, mas não criei sentimento por nenhum deles, mesmo gostando do sexo. Já com mulher, fiquei com algumas Também, mas consigo me sentir mais pré disposta á criar sentimento do que com homens. Acho que o sexo em si, vai ser feito muito bem quando se tem amor/Química pela outra pessoa. Mas se eu não crio sentimentos pelo sexo oposto,como irei permanecer com essa pessoa? Logo, onde me encaixo? BI Homoafetiva ou Lesbica?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bom? Primeiramente, feliz ano de 2019! Bem, pelo jeito vc parece se encaixar mais no bi homoafetiva, pois está mais predisposta a se relacionar afetivamente com mulheres predominantemente, mas ainda existe uma atração física por homem, ainda que em menor escala, por isso o bi homoafetiva. E sim, concordo contigo que fazer sexo tem que sr com amor e química, embora infelizmente nem sempre a gente consiga isso hoje em dia né? Eu confesso que também anseio por isso algum dia, e também prefiro mulheres em todos os sentidos, apesar de ainda nutrir uma pequena atração por alguns homens. Se tiver mais dúvidas ou quiser desabafar sobre suas experiências e indicar o blog, escreva no meu email: danylively@gmail.com ou dany.biyourself@gmail.com . Abraços.

      Excluir
  10. Muito, muito obrigado. Eu finalmente me encaxei em algo, já não aguentava mais minhas dúvidas. Não me entendia.

    Eu sou bi hétero afetivo Assexual.

    Obrigado pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc conseguiu e achar e obrigada eu por vc ter curtido meu blog! Volte a postar sempre que quiser ;)! Bjos

      Excluir
    2. Nossa Meu Deus, eu nem sei como eu posso te agradece ou dizer oque eu sinto, tipo eu tenho 17 anos e você não sabe o quanto eu sofri no meu psicológico pra tenta me em contra, eu pensei que fosse hétero quando criança aí depois “ sofri” grande preção pra ser gay por mais que eu soubesse que eu também gosta-se de garotas, depois de um bom tempo vi que eu era bissexual, mais ainda sim eu também sentia que não era só isso, sabe e como se eu fosse querendo ser 50/50 mesmo que eu preferia mais os meninos, na verdade eu sinto que eu ainda preciso descobri ainda mais sobre mim porque alguns sentimentos ainda ficam se misturando ( não sei se tem have com os meus hormônios de adolescente 😂) mais eu também não tenho medo de dizer quem eu sou, tipo geral da sala pensa que eu sou gay até amigos, e eu não me importo, no momento eu pensei “ok eles pensam que eu sou gay mais eu não me importo pq todos falam com migo super normal eu não sofro absolutamente nada e tb não sentiria vergonha se eu fosse então ok” mais passou o tempo e sinto que tenho que dizer a “verdade” por mais que estranhamente eu sinta um pouco de medo de dizer e sofrer por ser taxado como ( tá em sima do muro ou só que disfarça) e estranho mais... sei lá 🙄😂🤔😍🤩

      Excluir
    3. Oi Daniel. Essa dúvida no começo é normal e MUITOS bissexuais passam por isso, inclusive eu. E até hoje eu sinto! A gente acaba se cobrando por uma posição "definitiva" por imposições sociais, mas você não deve satisfações a ninguém e você não é obrigado a se assumir para amigos, caso não queira. Mas geralmente a gente sente quando é a hora certa e revelar, caso seja um amigo ou amiga mesmo muito próximo em que a gente possa confiar que não vai mudar com a gente. A reação dessa pessoa e se houver mudanças no tratamento com você, certamente te dirá se essa pessoa valia a pena ou não. Beijos.

      Excluir
  11. Acho que isso é so conversa. Bi é bi de todo jeito n importa sem tem preferencia por homem ou mulher. É apenas bi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que tem muitas pessoas que pensam que bissexuais obrigatoriamente curtem homens e mulheres numa mesma "proporção". Tipo, 50% homens e 50% mulheres. E essa matéria veio pra justamente ir contra a esse pensamento.
      No final das contas não importa se você tem uma preferência ou não, se tu se atrai por ambos você é 100% bi.
      Se você é bi, porém curte mais homen, isso não te faz menos bi do que aquela pessoa que não possui preferência.

      Excluir
    2. Exatamente Marcos! Esse é o ponto que eu quis provar.

      Excluir
    3. Essa teoria de identidade de orientação sexual é bem elaborada mas tem falhas, se a pessoa sente atração predominante por um sexo mais do que outro e tem intenção de manter relacionamentos apenas com um em detrimento de outro é opção dela se identificar ou não como "bissexual" "hetero" ou "homo". Isso é apenas um conceito social-ideológico, não é regra nem ciência, é decisão dela utilizar ou não um rótulo e publicizar-lo.
      A pessoa pode apenas descrever "sinto atração por ambos os sexos mas tenho relacionamentos apenas com tal" e isso não é repressão, até acho isso bem mais humano do que utilizar rótulos para descrever os sentimentos e comportamentos.
      Como o próprio Freud ja avaliou, todo mundo tem uma tendência à bissexualidade, mas o ser humano está longe da ordem natural, sabemos que biologicamente o homem e a mulher se conplementam, mas ninguém é 100% heterossexual ou homossexual, isso é uma antítese, o ser humano é uma tarefa a ser completada, o que realmente faz diferença no autoconhecinento é com quem você deseja se relacionar de acordo com a sua realidade, afinal o sexo não é em si mesmo a finalidade de um relacionamento é a consequencia, então não faz sentido priorizar os sentimentos de atração sexual do que a razão que regula a forma de ver o mundo e os nossos comportamentos para ter uma completa visão de si mesmo.
      Desejo sexual é instinto da parte animal do ser humano e se existe um conflito com a finalidade que é a procriação, deve ser dominado pela vontade e intelecto que são faculdades da alma, a razão deve controlar os impulsos sexuais para a ordem moral das coisas, do contrário é só satisfação de carências e imaturidade e o ser humano não alcança a felicidade plena. O ponto fraco dessa teoria é que ela esquece que o ser humano é um animal racional, foca apenas na parte animal, a parte espiritual que é racional é descartada.

      Excluir
  12. Não consegui me achar aí... No meu caso, me apaixono por ambos, ou seja, sinto atração afetiva/amorosa por ambos, mas sexualmente falando, me atraio mais por homens. Assim, eu até me excito com mulheres, ou até me imagino tento relação sexual com alguma mulher por quem estou atraída/apaixonada, mas, pra ser bem clara, a VAGINA me assusta um pouco kkkk eu não acho uma coisa muito atraente não, meio q não me imagino fazendo alguma coisa com uma vagina, sabe? Sendo mais clara ainda, se eu assisto a um pornô hétero, o pênis me excita, mas a vagina me "assusta".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas um bloqueio isso de a vagina te "assustar". Talvez você esteja condicionada a curtir mais o pênis por ser mulher. Se sentir desejo por uma mulher, creio que não sentirá essa estranheza, e ela não quer dizer que você não transaria com um a mulher. Eu mesma acho pênis estranho e nada bonito, mas às vezes ainda sinto vontade de transar com um homem, desde que ele me atrai e seja um amigo próximo.

      Excluir
    2. Eu me sinto igual a vc. Mas passei do bloqueio. Ja tive sexo c meninas e umas 2 delas foi muito bom, mas de fato n me sinto c tanto tesao quanto c o homem embora afetivamente prefira me relacionar c mulheres

      Excluir
  13. Nossa muito obrigado vc me ajudou muito, eu nunca tive certeza da minha sexualidade... Mas esse texto me esclareceu muito sobre o assunto. Descobri que me encaixo na 5ª posição da escala que vc falou no começo. Adorei me entender melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Daniel! Postou no dia o meu aniversário, hein! Presentinho gostoso rsrs !

      Excluir
  14. Minha nossa, que texto rico. Me ajudou a me descobrir ainda mais como bissexual.
    A bissexualidade se apresenta de várias formas e isso é de pessoa para pessoa. Porém o que permanece é a capacidade de se atrair por ambos e NÃO EXCLUSIVAMENTE apenas por um.
    Me identifiquei como bissexual homo-afetivo, pois consigo sentir atração sexual por ambos os sexos, porém tenho uma preferência por garotos. Mas isso não exclui o fato de eu conseguir me sentir atraido por mulheres.
    Obrigado mais uma vez por esse ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Marcos! É esse o espírito e tudo dentro desse espectro é válido.

      Excluir
  15. Caramba, eu realmente gostei e aprendi bem mais sobre esse lance de bissexual, eu sou bi, mas eu sempre gostei mais de ter relações com garotas (sou garota também) de hoje eu descobri que sou bissexual homo-afetiva

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada, agora eu me achei, porquê estava bem confusa com a minha sexualidade e agora entendo que me encaixo na 3° posição. Adorei, muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom, agora consigo entender muito melhor a minha sexualidade, eu me encaixo na 3° posição. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se achado! Mais uma freguesa satisfeita! Brinks!!

      Excluir
  18. Eu sinto uma dificuldade em sentir desejo por fazer sexo com homens. Sou mulher. Parece muito mais natural pra mim namorar e trancar com outras mulheres, só que toda vez que penso que posso ser lésbica, me apaixono por um homem, mas nunca sinto um desejo sexual muito forte. Só queria me encaixar como lésbica, porque a cada dia gosto menos de homens... É complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você realmente se sinta melhor com mulheres Andressa, mesmo sendo bi, e tá ok.

      Excluir
  19. Finalmente percebi o que sou (eu acho), mas só fiquei com uma dúvida, o nível 1, qual é exatamente o nome dessas pessoas

    ResponderExcluir
  20. Eu sinto atração sexual por mulheres e homens, mas só sinto atração romantica por homens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que não deixa de ser bissexualidade! Fique tranquila/o.

      Excluir
  21. Me identifico como bissexual homoafetivo.
    Curto uns beijinhos e até uns rolos ou amassos com gurias e podem até gostar de uma mulher específica, mas preferem namoros mais sérios e somente/ou se apaixonam mais por homens. Nesse limiar, tenho um interesse sexual grande em homemtranssexual (aquele homem que já foi mulher no passado e fez cirurgia). Há um fetiche pela postura masculina com um órgão sexual feminino.

    ResponderExcluir
  22. eu sinto atração amorosa/afetiva/romântica por mulheres, porém não me imagino tendo uma relação sexual com elas. já com homens, tem a atração sexual e amorosa. e aí? onde eu me encaixo?

    ResponderExcluir
  23. Categoria 1, na maior parte do tempo heterossexual. Eu sempre soube q sou bissexual, Natural.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom mesmo. Eu tenho sentimentos romanticos por mulheres, tbm gosto de beijar e tocar, mas o sexo com meninas não me satisfaz, já c homens tenho mais tesao porem nem sempre tenho sentimentos por homens, n tenho preferencia por namorar homens prefiro namorar mulher embora o sexo pra mim é mais completo c homens. O bom mesmo seria um trisal hehe, mas tbm n gosto de dividir. Sou bi mas diria q sou hetero erótica e homoafetiva. Caberia?

    ResponderExcluir
  25. Eu sou mulher e me descobri Bissexual depois dos 22 anos.
    Hoje em dia aos 25, sei que eu me apaixono e sempre me apaixonei por homens, sempre senti atração estética/física por homens e pouca atração sexual. Mas com mulheres eu sinto muita atração sexual, apenas sexual. Não sei se conseguiria me envolver romanticamente com uma mulher.
    Tem gente que talvez pense que sou lésbica, mas eu sei que não sou.
    Hoje em dia sou casada com um homem.

    ResponderExcluir
  26. Eu sinto mais prazer e mais desejo de transar com mulheres, com homens quase não sinto desejo sexual. Mas só consigo me apaixonar por homens. Oq eu sou?

    ResponderExcluir