quinta-feira, 17 de maio de 2018

32.Padrões de beleza, benefício ou transtorno?


Resultado de imagem para bonito x feioResultado de imagem para bonito x feio





Quero advertir que as opiniões aqui emitidas foram baseada em experiências próprias  e observadas. Ninguém é obrigado a concordar com absolutamente nada dito aqui. Também é um fenômeno que atinge mais as mulheres que provavelmente terão m,ais curiosidade nesse tópico.


Muitas mulheres querem se sentir desejadas e vivem se comparando às youtubers que recebem  centenas de likes e comentários com elogios todos os dias. Isso pode vir a incomodar aquelas garotas menor ou nunca requisitadas e causar sensação de insatisfação com a própria aparência por não ter a mesma visibilidade. Mas até que ponto a beleza ajuda ou  atrapalha? Será que todas essas beldades são sempre felizes? 

Não estou dizendo que não precisamos nos cuidar, estou dizendo que não precisamos ficar neuróticas sobre nossa aparência, isso não nos faz nenhum bem. Ficar se comparando com as outras mulheres pode nos levar à depressão. Vou separar aqui os prós e contras de cada lado:


 Oportunidades


 de fato uma  beleza padrão atrai olhares e boas oportunidades de ficadas e também no lado profissional. Mas há o perigo de a pessoa achar que não precisa ser boa em mais nada, se acomodar e ficar  arrogante, esperando tudo cair do céu. Por outro lado, as menos o não requisitadas sentem que precisam se esforçar  mais para serem notadas e por vezes sentem que tudo foi em vão, pois as pessoas não dão chance de que se mostre o potencial, ó por não gostar do que vê. O lado ruim da beleza é ser também explorada sexualmente, sofrer mais assédio, e não as impede de entrar em uma relação abusiva ou violenta. Ainda tenho calafrios ao ver quantos assassinatos são cometidos com mulheres que eram lindas e isso revolta também. A Princesa Diana é um exemplo de relacionamento abusivo. Em geral, se o cara só a procurou pela beleza, ao enjoar caso não  se apegue, vai vê-la apenas como mais uma de suas conquistas e se afastar devido a perda de interesse, ao passo que a  fora dos padrões será a segunda ou última opção e ainda  mais maltratada. 




Por que a beleza nos chama tanto atenção?



Sempre o belo nos atraiu, nos dá ideia de bom conteúdo, de beleza interna, de auto confiança, amor próprio, de pessoa bem resolvida. Eu descarto tudo isso, um pouco contraditório, ao examinar a quantidade de mulheres LINDAS sofrendo de anorexia, bulimia, depressão. Se ser bonita é tão bom e gratificante, então  por que elas sofrem tanto com esses problemas, quase tanto com as fora dos padrões ou consideradas feias?  Muita pressão e muita cobrança pode estar caindo sobre elas, que podem não querer ser vistas apenas como um rosto bonito ou se sentirem exploradas sexualmente e isso as deprime, ser o que o público quer que elas sejam para garantir seu sucesso, esquecendo-se  das próprias necessidades pessoais. Ninguém imagina que  por trás de um rostinho bonito possa existir dor, por outro lado, pode existir uma mente maquiavélica. Tudo é muito confuso, mas  geralmente nos  apaixonamos pela beleza que vemos porque inexplicavelmente nos identificamos com outras coisas internas que só o inconsciente seria capaz de explicar. Mas também nos apaixonamos  por aquilo que queríamos ser ou ter. O que não é belo não chama atenção, logo se torna aquilo que não queremos  ser ou ver em nós mesmos e por isso rejeitamos, além de ser visto como desleixo. Só precisamos tomar cuidado para não generalizar demais. É complicado pedir que s dê chances a quem pé menos requisitado, pois essa pessoa pode sr alguém já cansado de sofrer e se unir a alguém apenas por vingança. Acho que o excesso de ambos os  casos pode trazer muito mais transtorno do que prazer, e se tornar a beleza atingível pode ter um preço nada agradável. Devemos refletir sobre o que somos, mas não exigir demais de si, ser apenas quem conseguimos ser, dá bem menos trabalho.   


Esse texto foi mais  uma reflexão. Se você se encaixa num desses estereótipos, comente aqui. 

Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso Dany, cheio de posicionamentos reais.A beleza é relativa, às vezes o que é belo para mim não é para o outro. Porém, as pessoas são muito apegadas a padrões de beleza e acabam perdendo a possibilidade de conhecer pessoas maravilhosas por isso. Eu também estou longe dos padrões de beleza, e sei o quanto essa pressão social faz mal.

    ResponderExcluir